Quem foi Wilhelm Reich?

28/01/2012

Wilhelm Reich (1897-1957) com 3 anos de idade, fotografia tirada em
Dobzau, Galicia (antiga Austria-Hungria, hoje Ucrânia).

 

 

 

Wilhelm Reich nasceu no dia 24 de Março de 1896 na parte germano-ucraniana da Áustria. Vive nos primeiros anos da sua vida numa quinta onde tem contacto com as várias formas de vida, surgindo-lhe o interesse pelas ciências naturais. Não tardou em querer ser cientista, criando, colecionando e catalogando borboletas, insectos e plantas. Observando-os foi preparando, sem o saber, a ligação íntima entre a condição humana e as leis da natureza, descritas pelos precursores da renascença e continuadas pelos iluministas a seguir a Voltaire e Lamarck.

O início do século ficou profundamente marcado pelo pensamento de Sigmund Freud e Karl Marx; paradigmas do conhecimento aos quais Reich não ficaria indiferente. Integra a Faculdade de Direito em Viena mas não contente muda-se para Medicina onde espera aplicar os conhecimentos fervilhantes em sexologia. Conhecimentos esses que tanto bebiam na Psicanálise de Freud – personalidade que viria a conhecer e a ser seu mestre –, nas experiências sexuais vividas na infância e no início da adolescência – narradas na autobiografia Passion of Youth -, como na teoria dos caracteres adquiridos de Jean-Baptiste Lamarck. De Marx na sua obra pouco sobrou de ideologia e doutrina, ficando o conceito de função económica aplicado à psicologia, principalmente na sua teoria dos carateres e na ligação com a filosofia de Hegel que a faz através do marxismo – quer na concepção evolutiva do Homem e da sociedade, quer do entendimento do tempo e do espírito -, como pontos basilares da sua construção metodológica e do conceito de revolução, que, no seu entender, far-se-ia apenas com a transformação dos comportamentos sociais face ao sexual no humano.

Em 1922 passa a integrar a equipa do psiquiatra Paul Schilder e dois anos depois torna-se membro da Sociedade Psicanalítica de Viena. Dentro do grupo de Freud e, depois, dos seus seguidores, Reich com a sua originalidade passa a ser uma ameaça para a armadura metodológica freudiana, tendo, então, sido expulso da Sociedade em 1930.

Em 1933 passa a ser vítima não só do seu pensamento como da sua origem judaica, sendo forçado a saír da Alemanha pelo recém-instalado governo nacional-socialista de Hitler. Em Oslo é-lhe dada a oportunidade de trabalhar no Instituto de Psicologia da Universidade, coisa que faz até 1939, altura em que decide mudar-se para os Estados Unidos. Uma vez do outro lado do Atlântico consegue a tradução para o inglês de A Função do Orgasmo (1942) e funda o instituto para o estudo do Orgone Universal, baseado nos estudos que entretanto fez, juntando Física, Psicologia e Sexologia.

Promete trazer, com a ciência do orgone, um tratamento complementar eficaz para o cancro, ideia que não agrada ao Federal Food and Drug Administration que o leva a tribunal, tendo sido condenado em Março de 1957. Morre no dia 3 de Novembro desse ano com 61 anos, vítima de insuficiência cardíaca, numa prisão da Pensilvânia.

Please reload

Novidades!

Início do curso de TTPC®: 24 de Março de 2018

September 15, 2017

1/9
Please reload

Posts Recentes

14/04/2020

29/01/2020

Please reload

Arquivo
Please reload

Pesquisa por palavras-chave
Please reload

© 2016 - A Essência e o Ser / Centro Português de Estudos Reichianos

Todas os alunos e participantes referenciados nas imagens deste site cederam os seus direitos de utilização.

Tel: (+351) 214579312

Tlm: (+351) 917580944

E-mail: ser@aessenciaeoser.net