Carácter Impulsivo: entre a Pulsão e a Repressão

No decorrer da formação do ego, a pulsão (a excitação natural que move e envolve a criança na exploração de si mesma e do mundo) e a repressão (que a educação tem de aplicar ao lidar com limites) andam juntas; é justamente da forma como essa repressão se faz que se possibilitaram as bases para o ego se estruturar.
Idealmente, um estágio saudável de desenvolvimento infantil seria a satisfação pulsional e a repressão ocasional, ou seja, a repressão em doses certas – um processo equilibrado no dar e no receber!
Neste processo, a repressão deve acentuar-se sem jamais chegar à inibição pulsional completa; que quando é muito forte equivale a uma castração das necessidades infantis. Quando a rejeição das pulsões é imposta abruptamente em cada fase, isso leva a um desenvolvimento inibido do ego com sentimentos de ódio.
Logo, toda a pessoa que teve uma castração abrupta e foi castigada intensamente, tem um ódio latente muito profundo.
De outra forma, quando a repressão é inexistente desde o inicio, não existem limites de forma alguma, podendo fazer com que a pessoa chegue à marginalidade; a falta de raiz (terra) é entendida como falta de atenção e de amor.
Também existem situações de satisfação pulsional sem freio – como resultado de uma repressão traumatizante e tardia; a criança sem controlo vive até à altura em que os pais percebem e cortam abruptamente; a criança cria então uma ambivalência: “ eu posso tudo, eu não posso nada”; e o sentimento é ou muito ódio ou muito medo dos pais, acompanhado de uma irrefreável impulsividade.
Neste tipo de carácter, a criança pode oscilar entre o ódio e a nostalgia de um amor intenso, o que pode gerar sentimentos de culpa ou insegurança e tende a projectar a responsabilidade do super-ego nos outros.
Caraterísticas Psicológicas do Adulto
Ambivalência manifesta: ama e odeia
Super ego isolado
Repressões mal feitas
Impulsos sádicos, sem culpa
Não há consciência moral, vai desde a perversão até à impulsividade diluída já no comportamento inteiro
Sexualidade manifesta
Muito inteligente e esperto
Caraterísticas Físicas
Olhos vivos e atentos, muito ágeis
Hipermetropia
Muitas parecenças com os carácter psicopata
Boa compleição física
Músculos tensos, prontos a explodir
A parte mais energizada do seu corpo são os membros
Qualidades
É um inspirador e empreendedor; idealiza e começa coisas. A sua maior dificuldade é a sua maior qualidade – pela sua impulsividade consegue aquilo a que se propõe. Realçar isso e estimulá-lo a compreender que é assim que consegue realizar.
Estela Rodrigues