Clínica Comunitária

Duração: Sessões de 45 min., frequência semanal.

Local de Triagem: Na IPSS, em diversos espaços na região de Grande Lisboa.

Psicoterapeutas: Renata Estevez e outros terapeutas em processo de candidatura.

Investimento: Valor simbólico de €1.

A Clínica Comunitária do CPER tem uma parceria com algumas IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) com o intuito de tornar possível à comunidade carenciada o atendimento psicoterapêutico, de forma gratuita. Este serviço funciona como Clínica-Estágio e os atendimentos são efetuados em regime de trabalho voluntariado pelos alunos em formação ou recém-formados do curso de especialização em psicoterapia corporal oferecido pelo CPER.

 

Os terapeutas são portanto, estagiários da área clínica da formação T.T.P.C.® e são acompanhados por supervisão clinica no CPER durante todo o acompanhamento clínico prestado.

 

Abrimos também possibilidade para àqueles terapeutas que já são formados, mas que gostariam de contribuir em regime de voluntariado, para fazer parte do quadro de terapeutas da Clínica Comunitária.

 

O local de atendimento para a Clínica Comunitária é na própria instituição IPSS, e os utentes são pessoas que se encontram em estado de extrema pobreza, marginalizadas, sem abrigo, com problemas de adição, associado a um estado psicológico comprometido.

 

A Clínica Comunitária é uma iniciativa do CPER que faz parte da postura socialmente responsável e promotora de cidadania, assim como da prestação de serviços da Psicologia como profissão, ligada à área de Saúde Pública e sua interface com a Psicoterapia Corporal. A realização de atendimentos psicoterapêuticos gratuitos no CPER também tem como objetivo dar sustentação à formação de alunos de psicologia e de psicólogos no processo de habilitação como terapeutas corporais, no que tange ao aperfeiçoamento dos conhecimentos e habilidades necessários à prática da clínica psico-corporal.

 

O perfil sócio-econômico da população atendida pela Clínica Social e Comunitária é estabelecido através de parâmetros que concedam vaga para atendimento às pessoas que realmente não possam arcar com as despesas financeiras relacionadas ao pagamento de psicoterapia em clínica particular e, para tanto, são efetuadas entrevistas de triagem que buscam encaminhar o utente para o terapeuta mais indicado, assim como para identificar se o mesmo encontra-se no perfil sócio-econômico estabelecido.

O acordo inicial da Clínica Comunitária propõe atendimentos semanais por um período de tratamento de seis meses de duração, podendo ser estendido, caso necessário.

Para a inscrição do utente é necessário contactar com a secretaria do CPER, fornecer os dados pessoais e reservar um atendimento de triagem, que normalmente é realizado pela direção da Clínica Social. Os atendimentos são efetuados de acordo com a ordem de inscrição e pode obedecer a uma sazonalidade de abertura e fechamento, que garanta que o número de inscritos seja compatível com o ritmo possível de atendimentos a serem realizados, de forma a regular e organizar a disponibilidade de profissionais com a procura dos utentes.

 

Local de Consulta: Na IPSS, em diversos espaços na região de Grande Lisboa. 

Candidaturas para voluntários:

Por favor mande-nos uma mensagem.

Marcações / Informações: Por favor entre em contacto.

 

© 2016 - A Essência e o Ser / Centro Português de Estudos Reichianos

Todas os alunos e participantes referenciados nas imagens deste site cederam os seus direitos de utilização.

Tel: (+351) 214579312

Tlm: (+351) 917580944

E-mail: ser@aessenciaeoser.net